domingo, 12 de outubro de 2008

Nietzsche,o mundo e eu


Tenho pensado em tantas coisas: céu, vida, pobreza, eleições, família e futuro, que não sei ao certo por onde começar a escrever. Tive uma aula de filosofia ontem que me fez parar para pensar em Nietzsche, estou tentando ler seu livro Assim falou Zaratustra desde janeiro, e percebi que não estava compreendendo o que ele queria dizer. Nesse livro você encontra a idéia de Super-Homem, e passei durante todo esse tempo pensando em quem seria essa figura e o que o filósofo queria dizer relacionando ele aos seus pensamentos. E de repente tudo fez sentido. Nietzsche acreditava na teoria afirmativa,ou seja, que o homem devia ser autônomo. Por isso ele criticava as religiões, porque acreditava que o ser humano transferia suas responsabilidades e possibilidades de viver para Deus. O homem pensa em como vai ser após a morte e não tenta viver a sua vida e relaciona os acontecimentos ao redor dela com uma idéia divina, deixando ,dessa forma, de se responsabilizar pelos seus atos. O autor não apenas critica a igreja, mas sim demonstra para todos que isso é um tipo de fuga da sua própria existência, já que é uma responsabilidade muito grande dizer Deus está morto e eu sou responsável pelo meu agora e pela minha felicidade. Isso é um tipo de responsabilidade que o mundo não está disposto a acatar. Então, Nietzsche não era um cético do mundo, mas queria que este fosse senhor de si e fizesse com suas próprias mãos a felicidade, e o Super-Homem seria uma pessoa autônoma.
Toda essa conversa filosófica entra na minha vida como uma voz que me diz:
- Vá e lute pelo o que você quer, construa sua felicidade.

E assim o mundo se transforma, sou capaz de fazer o que eu acho correto, de não ser apenas mais uma entre milhões, é como um diferencial que te dá força para ir contra a correnteza. Contra a corrente desse mundo onde pessoas estão tendo suas casas hipotecadas, outras estão falindo a cada ação que é desvalorizada e onde o mendigo continua dormindo na parada de ônibus. Todo mundo cego para os outros, achando que isso não interfere na vida deles. Todo mundo entregando o mundo nas mãos de Deus. Que eu saiba ele nunca pregou individualismo, nem nunca disse cuida da tua vida que eu ajudo o mendigo. Está mais do que na hora das pessoas pararem de transferir o planeta para as mãos dele, cada um devia tentar ajudar o ambiente a sua volta e dessa forma melhorar a sociedade em geral.
Autonomia não é sinônimo de egoísmo.
Deus não é sinônimo de fuga da cruel realidade.
Seja um que tenta mudar e fazer a diferença, ao invés de ser mais um cego para o mundo.
Minha vida a cada instante é mais louca, são tantos pensamentos que acabo me perguntando onde fica minha ação. Mas quando percebo já estou fazendo acontecer há um bom tempo, assim não me critico tanto e sobra tempo para criticar o mundo.
Sobra tempo para família, vida, mendigo, Nietzsche e menos para mim, talvez isso seja em partes melhor do que o contrário. Se Nietzsche fosse acreditar em um "Deus" ele acreditaria num Deus "palhaço" e bom, eu acredito em Deus, mas concordo com ele que o ser humano deve trazer para si as responsabilidades. Se isso ocorresse o mundo poderia ser mais justo, e eu nem estaria escrevendo sobre isso agora.

Um comentário:

Unknown disse...

Quem nunca foi perdoado por alguém nesse
mundo? A sensação de paz é grandiosa para
quem perdoa e de quem é perdoado. Se lutamos,
brigamos, falamos coisas que não devíamos
a alguém que esta ali contigo no mesmo barco
perdoar, reperdoar, isso faz o sentido maior
do amor…Vc deve sentir-se feliz e abençoada por
seu Deus pois vc tem alguém que vai te lapidando pela vida
como se lapida um diamante. Ele vem bruto la do chão,
passa por muitas mãos até chegar ao lapidador.
É certo que o diamante sofreu muitos cortes até
chegar ao seu esplendor, Mas na sua sensibilidade
o lapidador também por certo, disse baixinho
em alguns momentos…perdão mas é preciso retirar
algumas aparas, sei que dói mas é assim na nossa vida…
do dia dia…Feliz é de quem percebe que sutilmente esta
sendo lapidada espiritualmente por alguém que
vai lhe mostrando outras maneiras de comprender o
nosso mundo. A felicidade do lapidador é ver e sentir a
expresão de alegria e encanto das pessoas ao
admirar sua pedra bruta transformada naquela beleza
rara unica. Na arte de lapidara a beleza da alma
os encantos do ser humano e a bondade do coração.
Precisamos aprender a perdoar, olhar
sempre nos olhos das pessoas sem medos e confiar
naqueles que tem como missão de nos ajudar a ser um dia um
belo diamante, um ser humano apreciado e admirado.
Ao lapidar o seu lado físico
num trabalho artístico que envolve retirar aparar,
colocar mais cores, aumentar o brilho, realçar o sorriso,
e transmitir todo seu estado de felicidade natural.
Pois vc não tem conhecimento do trabalho que está sendo feito.
O que você não sabe também… é que vc é muita mais linda
mais forte mais determinada mais tudo…ai dentro de você.
E que você não sabem também…é que o talento maior que recebeu
de Deus é o de lapidar almas como a sua.
E as vezes ele encaminha pessoalmente almas
maravilhosas como você.Então...basta pensar um pouquinho no que estou falando...
...Ai então o diamante estará pronto!!!
Entendeu?

Um beijo e uma senana maravilhosa.
...que o abraço seja caloroso
cheio de energias boas e que nós estejamos
juntos nessa caminhada na mesma estrada.

Fica com Deus!!!
Mãe

Trilogia da desconstrução III

Nesses traços escassos, retorno no tempo e vejo aquele retrato amarelado sobre a mesa tirado em algum lugar do passado. Sinto o che...