segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Pseudo juízes sociais



Qual o significado de um rosto?
Representa a personalidade ou um padrão de beleza?
Tenho pensado a respeito de conceitos. Não sei ao certo quando surgiu a atual padronização das pessoas. Pode ter se delineado com a religião, e ficado mais forte com o aparecimento da indústria. Existem muitas teorias sobre isso, mas a minha teoria talvez tenha um caráter mais intrínseco. Constantemente rodeamos nossa vida com padrões, esteriótipos definindo coisas abstratas como liberdade, sucesso, beleza,etc.
Com o passar dos séculos chegamos ao ponto de olhar para alguém e julga-lo, defini-lo e retratá-lo. Nos tornamos senhores da moral,juízes sociais, me refiro a moral porque ela norteia os costumes que caracterizam as tendências sociais. Como por exemplo: as regras éticas. Chegamos ao ápice do egocentrismo julgando a vida de um ser.
Velhos costumes sociais geralmente demoram muito para acabar, infelizmente. A Idade Média continua fresca em nossa memória, só que ao invés de pessoas queimarem na fogueira, hoje elas queimam nos círculos sociais. Estamos em época de confraternização, e o principal assunto que existe nas reuniões é a vida alheia. Não interessa em qual festividade você esteja, o assunto fútil sempre é o mesmo.
E eu me pergunto o quão vazia nossa vida é para deixarmos ela sempre de lado para falarmos da dos outros?
Pobres vidas essas, realmente pobres.
Eu só me pergunto qual é o sentido de nos confraternizarmos para julgar os outros, de criarmos padrões para suprirmos o nosso vazio interno. Acredito que não seja só a natureza gregária e a hipócrita necessidade de falarmos da vida alheia que nos mantém juntos.
Existe algo maior, a evolução em grupo. Não importa se é natal ou páscoa, uma época de confraternização existe para a troca de experiências,ou seja, a celebração do crescimento em grupo. Também não importa como fisicamente são as pessoas reunidas, rostos e roupas nunca foram padrões para inteligência. A humanidade já tem um tempo relativo de existência, então, já passou da hora para ela amadurecer, fazendo com que cada um cuide de sua vida.
Um dia, finalmente, as pessoas serão senhoras de si, e não falsas juízas da boba vida social.

2 comentários:

Sérgio Morais disse...

Continuação de Bons Pensamentos!!! Feliz Natal e Um Excelente 2009!!!

Sérgio Morais disse...

Olá. Está tudo bem com você? Não publicou mais nada... :(

Trilogia da desconstrução III

Nesses traços escassos, retorno no tempo e vejo aquele retrato amarelado sobre a mesa tirado em algum lugar do passado. Sinto o che...