sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Ensaios pessoais





Qual é o propósito humano?
Existir e depois desaparecer?

Ainda não encontrei respostas à altura dessas perguntas.
Ainda não me encontrei.
Eu não me vejo em fotos, televisões e paisagens. Não me encontro aqui.
Sinto minha existência atual como o vento: transparente, efêmero e vazio.
Vento esse que carrega tudo e parece não levar nada
Quase duas décadas de vida.
Quase duas décadas...
Que parecem apenas alguns dias.
Não acredito que minha vida seja completamente vazia, pelo contrário ela é muito cheia...
Mas esse conteúdo é muito transcendente para estar preso a essa matéria.
Estou pairando no ápice da consciência e acho que isso me confunde, pois tudo é o próprio porque e a própria razão.
Minhas maiores indagações são sobre eu mesma, o mundo exterior já perdeu a graça, o racionalismo tomou conta.
Estou vivendo na era das luzes...
Mas ela já acabou.
Assim como meu racionalismo um dia também acabará.
Isso me lembra Rousseau e sua brilhante forma de ver o mundo.
Talvez sua teoria explique minha tristeza...
Vivemos na sociedade Voltaireana, por isso os pobres estão sendo esquecidos.
Não existe lugar para eles nesse “capitalismo” decadente, mas existe um lugar para eles dentro de mim.
Esse é um dos meus únicos sentidos de vida.
Ajudar, Lutar e Igualar esse mundo.
E é isso que me dá alguma motivação, se não fosse por esse sentimento eu faria filosofia e viveria na transcendência das letras e idéias até o fechar dos olhos.
Mas já abdiquei dos meus prazeres há muito tempo, no momento em que me inscrevi em direito.
Minha vida não será Nietzsche e nem Sócrates, ela será algo maior, algo parecido com África.
Talvez eu queira ir morar lá porque algum propósito maior me move, ou porque eu queira morrer cedo, ou talvez porque a esperança me inunda.
Demorarei um bom tempo para descobrir tais respostas.
Tudo é uma controvérsia...
Como posso viver no realismo e ser levada pelo coração?
Já que minha vida não será Sócrates posso ao menos utilizar sua filosofia.
“Só sei que nada sei.”
E assim será...
Até o próximo segundo pelo menos.
Já os outros... Ah os outros...
Só o tempo dirá.

5 comentários:

Daniel Feitosa disse...

Minha vida não será Nietzsche e nem Sócrates, ela será algo maior, algo parecido com África.


a frase mais linda que li hoje.
farei desse o meu propósito também.
um beijo! :*

Anônimo disse...

Caramba, esse foi o MELHOR de todos.
Gostei muuuito!
confrotamento de idéias feito de forma, simplesmente, perfeita!

;***

Desabafopoetico disse...

Cécilia em fim estou aqui em sua
pagina e estou adorando estar aqui
a explorar ricos conteudos q vc com
muita carinho nos deixou!

Qual é o propósito humano?
Existir e depois desaparecer?

duas perguntas q se estendem mais
do q possamos imaginar e se interligam!

A primeira ideia q nos passa ao analizarmos a primeira pergunta,eh
a de algo universal no sentido amplo do ser humano.devemos nos nao esquecer q as pessoas sao diferentes umas das outras, assim
como suas proprias ideias,cada formiga tem sua historia nesse furmigueiro q eh o mundo...Acho q o prazer em viver a vida eh vc nao tentar descubrir seu proposito,o proposito vc encontrará com o tempo quando a felicidade le mostrar ...O PROPOSITO HUMANO EH EXISTIR,fazer da vida um quadro onde vc pincele o paraiso q vc habita na plenitude de seu ser.
aprenda as regras,faça a sua e depois esqueça e viva viva vida.

esse seu texto ficou muito legal
e tem muitos pontos a serem explorados sao realmente amplos
em ideias,beijaoooo e continui postando senhorita!!!Ate mais ve...

Rafael Cadena disse...

para o amigo ai de cima:
pois é o conhecimento é uma "desgraça" n é? :P

o propósito de qualquer raça é a evolução, ela aconteçe constatemente tanto fisicamente quanto mentalmente até chegar ao seu ápice e logo após definar e voltar até onde tudo começou, afinal estamos sobre efeito da lei do ritmo bem como vc ja deve saber e nós podemos "acelerar" essa evolução através de determinados estudos. Vc ja tem a vontade q é o mais difícil de se conseguir, só precisa das "chaves" certas ;)

Rafael Cadena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Trilogia da desconstrução III

Nesses traços escassos, retorno no tempo e vejo aquele retrato amarelado sobre a mesa tirado em algum lugar do passado. Sinto o che...