sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Viver pode ser...


Em cada retrato gravado em minha memória desse belo ano que se passou, está a alegria de viver, de poder dar um significado a minha existência. Pode parecer confuso transcorrer sobre o significado da vida, mas é disso que eu tenho quase certeza de que vale no final da jornada. Perguntas como: O que eu fiz durante minha vida? ou Quantas alegrias eu pude dar a esse mundo? sempre vem na cabeça de algumas pessoas. No entanto, será que precisaremos chegar no fim de nossa jornada terrena para compreendermos a dádiva de viver? Acredito que não, podemos valorizar tudo o que temos e tudo o que somos neste momento, e , dessa forma, construirmos com esperança o nosso próximo dia. Viver como alguns livros intitulam é uma arte, contudo, viver não quer dizer estabelecer metas de acordo com aspirações sociais e nem viver do modo como alguns acreditam que seja melhor. O significado de viver não possui resposta, lembrando a frase de Oscar Wilde " Definir é limitar", então, por que estabelecer padrões de felicidade, padrões de se possuir uma real vivência. Encaro a vida como um campo vasto e florido, em que não se pode enxergar o final por de trás do morro, só seguindo sempre reto em direção ao seu fim, aproveitando a paisagem, sentindo o cheiro das flores e de vez em quando tropeçando em algumas pedras. Isso não quer dizer que a vida é um eterno Carpe Diem, posso muito bem jogar as sementes de flores por onde eu caminhar, para que o próximo que caminhe depois de mim possa ter um lugar sempre mais bonito para viajar. Com breves metáforas de significado profundo pode ser a forma de se falar da vida, mas só sentindo o sangue em suas veias, a tristeza de uma lágrima e a felicidade emanando das pessoas ao seu redor é que se pode sentir a vida. Desejo do fundo do meu coração que sejam jogadas sementes pelo caminho que vocês passarem, e que vocês possam contribuir para que frutifiquem os frutos da vida na Terra.
Um ótimo final de ano, e que o próximo possa ser vivido plenamente.



- Talvez se o mundo nos entregasse a espera
Poderíamos ter menos medo da morte
E , assim, viveríamos com sorte
Por enxergar em cada detalhe do mundo
O dom divino da existência

Pintura: Vincent Van Gogh - Campo de trigo com ceifeiro e sol

2 comentários:

Renê Freire disse...

Ler voce no Domingo de manha me faz ver o que enxergo, mas nao ando vendo...quantos doces e sentimentais palavras... que me faz sair da cama em pleno domingo!

André Schuler disse...

Legal a mensagem, concordo com você quando diz que a vida é algo aberto sem metas ou definições. Também não acredito em destino. Fico com Schopenhauer : ``o destino baralha as cartas, e nós jogamos``. Vi esse quadro nas férias la em amsterdã nas férias!!!!
E a viagem do pessoal da sala tá de pé ainda??
Bjos.

Trilogia da desconstrução III

Nesses traços escassos, retorno no tempo e vejo aquele retrato amarelado sobre a mesa tirado em algum lugar do passado. Sinto o che...